Tratamento de Água

Tratamento de Água

A Cal possui várias aplicações na indústria química, devido suas propriedades físico-químicas e preço competitivo.

Na maioria dos processos industriais em meio aquoso é necessário o tratamento com cal para a correção do pH e conteúdo mineral.

Efluentes ácidos podem ser tratados com cal e depois reciclados (reutilizados no processo), ou liberados no sistema de esgoto.

Curtume

A cal hidratada tem o papel fundamental na modificação da estrutura original do colágeno. Por isso ela é tradicionalmente utilizada em curtumes no tratamento prévio do couro, onde as peles são preparadas para o curtimento. Sua utilização é na calagem, etapa do processo que visa afrouxar e remover a epiderme e os pêlos da pele crua. As peles são trabalhadas em tanques agitados sob ação do leite de cal.

Na reação da cal com o colágeno ocorre a organização das fibras de colágeno e a liberação de água, ocasionando o inchamento da pele. Dessa forma, os pêlos são mais facilmente removidos na etapa posterior de depilagem.

A cal é utilizada no tratamento de água para obtenção de água potável e água industrial, ela é usada principalmente para ajustar o pH e à purificação da água.

Água Industrial

A maioria das indústrias necessita de grande quantidade de água com baixa dureza e baixas concentrações de cálcio e magnésio. Para a remoção e a redução da dureza da água, a sua purificação e abrandamento são de suma importância.

Esta propriedade é muito importante para águas utilizadas em circuitos de arrefecimento, evaporadores e caldeiras, para prevenir a formação de incrustação nas tubulações e equipamentos.

Várias técnicas no processo de preparo de água incluem a adição de leite de cal. Pela precipitação de bicarbonatos dissolvidos na água, esses tratamentos asseguram a baixa dureza da água, reduzindo a formação de incrustação.

A reação química é:

Ca(HCO3)2 dissolvido + Ca(OH)2 -> 2CaCO3 insolúvel + 2 H2O